A Ferrari F50 é um dos supercarros mais icônicos da Ferrari, produzido para celebrar o 50º aniversário da empresa. Ele foi desenvolvido como sucessor do Ferrari F40 e teve como objetivo levar a tecnologia da Fórmula 1 para um veículo legalizado para as ruas.
No final dos anos 1980 e início dos anos 1990, a Ferrari teve um tremendo sucesso com a F40, um supercarro turboalimentado que se tornou uma lenda. No entanto, a empresa buscou criar algo ainda mais extremo para seu 50º aniversário (1947–1997) — um carro que proporcionasse a experiência de dirigir um carro de Fórmula 1 e ainda fosse adequado para vias públicas.
O projeto, internamente chamado de “F130”, foi liderado pelo engenheiro chefe da Ferrari, Pietro Camardella, e pelo designer de F1 Mauro Forghieri. A Ferrari escolheu usar um motor V12 de 4,7 L naturalmente aspirado, que foi adaptado de seu carro de Fórmula 1 Ferrari F92A de 1992.



Diferentemente do V8 biturbo encontrado na F40, o novo V12 era um motor de alta rotação, criado para corridas, projetado para proporcionar uma experiência de direção intensa. O chassi monobloco de fibra de carbono, semelhante ao de um carro de F1 foi utilizado pela primeira vez pela Ferrari em um carro de rua. O motor era diretamente preso ao chassi, aumentando a rigidez, assim como em um veículo de F1.
O primeiro protótipo, conhecido como F150, foi construído em 1993 e se assemelhava a um conceito inicial em vez do design final. A Ferrari conduziu testes extensivos no circuito de Fiorano para refinar a aerodinâmica e o desempenho do carro. Para garantir uma experiência de direção crua e sem filtros, nenhum auxílio eletrônico de direção foi incluído — não havia direção hidráulica, ABS ou controle de tração.



Desenhado por Pininfarina, a F50 ostentava um formato aerodinâmico e elegante, completo com uma grande asa traseira e uma versão conversível. A carroceria era feita principalmente de materiais compostos, o que ajudou a reduzir o peso.
A produção foi limitada a apenas 349 unidades de 1995 a 1997, tornando a F50 mais rara do que a F40. Após seu lançamento, alguns consideraram a F50 muito extrema para uso em em ruas, enquanto outros admiraram o seu desempenho similar ao de um carro de corrida. Com o tempo, sua raridade e sua conexão com a tecnologia da Fórmula 1 o transformaram em uma das Ferraris mais desejáveis da história.

Principais características:
- O motor era montado diretamente no chassi, como nos carros de F1.
- Ela tinha um teto rígido removível, tornando-o um dos primeiros supercarros da Ferrari a ser conversível.
- O carro contava com assistências eletrônicas mínimas, garantindo uma experiência de direção crua.
- A F50 foi frequentemente visto como um sucessor mais extremo, mas menos agressivo, da F40.
Embora a F50 não tenha se tornado tão popular quanto a F40 quando foi lançada, sua raridade e desempenho a tornaram um item de colecionador muito procurado hoje. A F50 lançou as bases para futuros hipercarros da Ferrari, abrindo caminho para a Ferrari Enzo e a LaFerrari. Enquanto alguns críticos acharam a F50 muito cru, os entusiastas o apreciam por sua sensação mecânica autêntica.
Miniaturas Diecast
Burago 1:18



Burago 1:24



Hot Wheels 1:18




Hot Wheels 1:64


Matchbox 1:64 (customized)


Have you checked out our Hot Wheels – Matchbox catalog? It is constantly updated and already features more than 4,000 miniatures. Click here to take a look!
Já deu uma olhada no nosso catálogo Hot Wheels – Matchbox? Ele é constantemente atualizado e já conta com mais de 4.000 miniaturas. Clique aqui para dar uma olhada!
¿Has echado un vistazo a nuestro catálogo Hot Wheels – Matchbox? Se actualiza constantemente y ya cuenta con más de 4.000 miniaturas. ¡
Haz clic aquí para echarle un vistazo!